Proteção dos olhos e total do rosto do usuário em atividades perigosas
Visores como equipamentos de proteção individual (EPI), são um dos itens mais importantes para proteção facial completa. Para certas atividades, proteção completa do rosto é necessária.
O uso de visores para proteção facial completa esta crescendo consideravelmente com os anos.
Importância do Uso de Visores
As leis trabalhistas exigem o uso de proteção ocular e visual para trabalhadores que são expostos a perigos de partículas volantes de alta velocidade, metal fundido, produtos químicos, ácidos, gases ou vapores químicos, ou radiação potencialmente prejudiciais direcionados aos olhos ou rosto do usuário.
Um visor “full face” oferece proteção máxima mesmo em condições extremas. Oferecem proteção completa e não embaçam devido à ventilação lateral, mesmo com grandes variações de temperatura.
É necessário o uso de visores quando o perigo pode causar dano imediato à pele como exemplo ácidos, nitrogênio líquido, etc.
Para alguns casos extremos é necessário o uso de óculos de proteção que protege contra respingos de produtos químicos.
Dependendo da atividade, o uso do EPI de proteção respiratória também é necessário.
Tipos de Proteção
Proteção contra respingos químicos: Nesses casos um fechamento ocular completo é preciso. O uso do visor em conjunto com um óculos de proteção sem ventilação pode oferecer a proteção completa.
O respingo de produtos químicos e vapores também podem atingir pelos lados.
Proteção contra impacto: Riscos com impacto são causado por partículas volantes que se movem em alta velocidade em atividades como retificação, corte, uso de ferramentas de discos, usinagem em geral, etc.
Os óculos de proteção podem ajudar a proteger usuário contra as partículas que vão em direção aos olhos, mas em caso de proteção contra o rosto um ampla visão ou um visor pode ser mais adequado.
Proteções especiais: Visores são também usados para proteções contra arco elétrico, calor/radiação e soldagem.