Quais EPI’s utilizar para trabalhos de pintura ?
Veja os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados pelos trabalhadores em suas atividades de pintura. Eles são responsáveis por proteger o usuário de possíveis acidentes que a atividade pode causar.
Riscos em Trabalhos de Pintura
Embora a pintura seja uma atividade que não aparenta possuir grandes riscos, na realidade pode causar danos corporais sérios. A tinta por ser feita de produtos químicos prejudiciais à saúde, pode causar irritação severa aos olhos e pele. A fumaça que a tinta produz pode causar problemas respiratórios sérios e dores de cabeça.
Os produtos usados na pintura como primer a óleo e diluentes são altamente inflamáveis, e sem os cuidados certos podem causar queimaduras.
Pinturas exteriores em alturas podem trazer aos pintores riscos de queda.
EPI’s utilizados
Os equipamentos de proteção individuais, por lei devem ser distribuídos aos colaboradores pela empresa.
Os EPI’s utilizados por pintores em suas atividades são:
- Óculos de Proteção: protegem manuseio de tintas ou diluentes. Importante em casos de pintura acima da cabeça, com pistola e ao lixar.
- Luvas: protegem as mãos do usuário.
- Máscara Semifacial: protege contra a poeira ao lixar. Em caso de máscaras de alta performance, protege contra fumaça.
- Avental: protege qualquer pele exposta contra produtos químicos.
- Calçado: protege o usuário de ser atingido por um objeto e ser machucado no processo.
- Capacete: Em caso de trabalho em altura protege a cabeça em caso de queda. Além disso, se estiver trabalhando em um canteiro de obras protegerá a cabeça se um objeto cair sobre você.
601 para Pintura – Proteção visual Univet
Lente em Acetato com Antiembaçante infinito
Ampla visão com proteção visual completa que possui lente em acetato se torna uma solução técnica para os usuários que trabalham em cabine de pintura ou em ambiente suscetíveis ao embaçamento das lentes.